pms março 2024 iptu
Banpara MARÇO 2024

Asfaltamento da BR-163 e melhorias no setor energético do Pará entram na pauta de Alckmin

Redação - 20/08/2018

O candidato à Presidência da República, Geraldo Alckmin esteve em vista ao oeste do Pará, durante o fim de semana. Visitou Itaituba, Rurópolis e Santarém, aonde ouviu diversas reivindicações locais, entre elas, o afastamento da BR-163 e a BR-230 e aumentar a presença do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), além de melhorias no setor energético, autorização para exploração de áreas antropizadas na Amazônia e a criação de uma Zona de livre comércio.

Esta é a segunda vez que Alckmin esteve no Pará em um mês. No final de julho, ele esteve percorrendo municípios do sul e sudeste do estado. De acordo com o Deputado Federal Nilson Pinto a carência de infraestrutura dificulta a produção agrícola regional de chegar ao mercado consumidor, causando grandes transtornos. “É uma região que produz muito e pode contribuir para o futuro do Brasil, mas precisamos de infraestrutura”, disse o parlamentar.

Em resposta, Geraldo Alckmin, que percorreu as duas rodovias federais durante a viagem, disse que as melhorias na infraestrutura da região também podem ajudar a criar novos postos de trabalho. “Quero trazer uma palavra para a infraestrutura, que gera muito emprego e aqui temos demanda muito grandes como a questão das BR’s. É impressionante o descaso do governo federal com a região. Se tivemos dificuldades de passar agora na seca, imagina como é o transtorno no inverno. Vamos investir muito na infraestrutura destas rodovias, de hidrovias, portos, aeroportos, saneamento que é necessária a absorção de muita mão de obra para fazê-lo. Assumi o compromisso com a BR-163 e a BR-230 e não é só terminar o asfalto, mas também recuperar o trecho já pavimentado. Tem lugar que está asfaltado, mas está pior do que o trecho de terra. Elas são estratégicas para o desenvolvimento da região do Tapajós e de toda a Amazônia. Quero voltar aqui o mais rápido possível para resolver as questões das BR’s”, completou Alckimin.

Durante seu discurso, o Senador Flexa Ribeiro destacou a importância do fortalecimento da política nacional de pesca e o projeto de lei de 2011 que autoriza o plantio em áreas antropizadas na Amazônia Legal, ou seja, aquelas que já sofreram a degradação ambiental e que voltou a tramitar no Congresso Nacional. A iniciativa favoreceria a proposta de expandir o cultivo de cana-de-açúcar.

Sobre a Zona de Livre de Comércio, uma demanda defendida também pelo setor produtivo, o senador enfatizou a ausência de incentivos fiscais do governo federal na região. “O Pará é uma ilha cercada por outros estados que tem incentivos fiscais. É preciso que o novo presidente sancione a lei de criação desta zona para fazer justiça com o povo do Pará”.

Geraldo Alckmin ressaltou ainda a necessidade de garantir investimento para fazer a região se desenvolver. Citou a questão energética como sendo crucial para garantir melhorias para a população. “Precisamos aumentar o teto de energia até porque o Brasil vai crescer. Precisamos melhorar a geração, onde for possível hidroelétrica é bom por ser uma energia renovável com custo menor, temos um potencial em energia eólica e solar e também de biomassa. Por outro lado, temos a questão da distribuição, sendo inaceitável um estado tão gerador como o Pará ainda ter áreas com falta de energia ou com energia intermitente”, conclui o candidato.




  • Imprimir
  • E-mail