Comunicação/Ufopa, com informações do Pepca.

Aberta ao público e à comunidade acadêmica, a exposição “Balata: natureza e cultura de Monte Alegre” reunirá peças de artesanato e objetos de trabalho de antigos balateiros, além de painéis de textos e fotografias sobre a atividade. A abertura da mostra ocorrerá na próxima terça-feira, dia 23, a partir das 16 horas, no Campus da Ufopa em Monte Alegre, situado na antiga escola Prof. Orlando Costa (Av. Maj. Francisco Mariano, 284).

A iniciativa é do Programa de Extensão Patrimônio Cultural na Amazônia (Pepca), da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), e a Associação dos Balateiros da Calha Norte. A exposição é uma ação de extensão destinada a dar visibilidade aos saberes e fazeres que envolvem a balata –– látex da balateira (Manilkara bidentata) ––, desde o extrativismo até a confecção de miniaturas de um artesanato que foi reconhecido como Patrimônio Cultural do Estado do Pará pela Lei n° 8.073/2014.

Organizada pela professora Luciana Carvalho, do Pepca, a ação conta com o apoio da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce). O catálogo da mostra encontra-se disponível na página https://issuu.com/publicacoesufopa/docs/balata_-_cat__logo. De acordo com a publicação, a exposição “Balata” foi concebida a partir da interlocução entre os pesquisadores do Pepca com dezenas de balateiros de Monte Alegre, atualmente reunidos na Associação de Balateiros da Calha Norte, além de pesquisas realizadas com balateiros dos municípios de Alenquer e Almeirim.

Nativa da Amazônia, a balateira é uma árvore de grande porte, cujo tronco de madeira avermelhada, forte e resistente, pode chegar a 40 metros de altura. O látex extraído do tronco é a matéria-prima para a confecção de tradicional artesanato com miniaturas representativas da fauna e dos tipos sociais da Amazônia.

Ao longo da programação de inauguração da mostra, será exibido o filme Balatais de Saudade. Outra atividade prevista é a oficina de artesanato em balata, a ser realizada nos dias 24 e 25 de janeiro à tarde. As inscrições prévias serão realizadas na Secretaria Administrativa do Campus de Monte Alegre, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. Todas as atividades são gratuitas.

Fotos: Francisco Moreira da Costa (Acervo CNFCP/Iphan)




Comente no Site (Clique Aqui)


Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Comente no Facebook (Clique Aqui)