Da Redação de OEstadoNet
Santarém/Pará

As dificuldades para estabelecer mecanismos de transparência e para a introdução de ferramentas de modernização do processo legislativo têm se colocado como barreiras no relacionamento das Câmaras Municipais com os cidadãos. Apesar da Lei de Acesso à Informação (12.527/2011) regulamentar o direito constitucional de acesso às informações públicas, no Pará, as Casas legislativas ainda esbarram em obstáculos para sua transparência.

Estudo realizado em conjunto pela Controladoria Geral da União (CGU) e Universidade Federal do Pará (UFPA) concluiu que 96% dos sites das Câmaras Municipais não disponibilizam o serviço de SIC – Sistema de Informação ao Cidadão, que permite a solicitação eletrônica de informações legislativas. Algumas Câmaras sequer adentraram no processo digital. É o caso de 17 legislativos municipais que ainda não se apresentam em sites eletrônicos.

Para suprir esta carência e tornar o Poder legislativo mais transparente, o Senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) traz a Santarém o Encontro Regional Interlegis. Voltado às Câmaras Legislativas de 29 municípios das Regiões Oeste e Sudoeste, o evento reunirá – no período de 20 a 24 de outubro, na sede da Câmara Municipal – vereadores, prefeitos e técnicos legislativos.

Com o selo do Programa Interlegis, do Senado Federal, o Encontro foca na modernização, integração e cooperação entre as Casas legislativas nas esferas federal, estadual e municipal. 

Como parte do Encontro, duas oficinas de capacitação vão preparar os técnicos do legislativo municipal para o processo de modernização e transparência. A primeira delas irá abordar os Sistemas de Apoio ao Processo Legislativo, que dentre outras funções dá maior segurança e transparência as informações legislativas. Já a segunda oficina vai tratar do Gerenciamento de Conteúdos na Internet, possibilitando o aperfeiçoamento dos sites de Câmaras existentes ou até mesmo a criação das páginas oficiais destas instituições.

“Não restam dúvidas que o fator determinante para o bom desempenho institucional das Câmaras é a participação cívica. Neste sentido, nos esforçamos para que os municípios do Pará pudessem receber este Encontro com oficinas de capacitação e que vão intensificar esse processo de modernização que a maioria das nossas Câmaras já iniciou”, destacou o senador. 

Esse mesmo evento que acontece agora em Santarém, já foi realizado em Belém, Capanema e Marabá, auxiliando a mais de 110 Câmaras Municipais a enfrentar o processo de modernização e transparência das ações legislativas. Com a realização do Encontro em Santarém, o Senador Flexa Ribeiro encerra a rodada de eventos que reforça o legislativo municipal no Estado do Pará.

Dúvidas sobre o evento:http://www.interlegis.leg.br




Comente no Site (Clique Aqui)


Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Comente no Facebook (Clique Aqui)


Última modificação em Sexta, 10 Novembro 2017 15:23

NOTÍCIAS RELACIONADAS

  • Leia Mais Notícias de Política